Outubro Rosa: abrace essa campanha #OutubroRosa



O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e mamografia nos meses de outubro tornando esse mês como o de combate ao câncer de mama. Hoje é comemorado em todo o mundo, todos os anos, no mês de outubro. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.  

 





Muitas mulheres (e homens) morrem anualmente devido a ausência do diagnóstico precoce portanto essa conscientização é muito importante. Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial, blogueiros publicam sobre a campanha, prédios são iluminados de rosa e pessoas passam a usar a fitinha rosa na roupa. Nas redes sociais, pessoas colocam a fitinha rosa em seus avatares. 

É necessário chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Há vários motivos para você se preocupar a conscientizar a si mesmo(a) e às pessoas, o mais importante é que o câncer de mama é a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico, mamografia e ultrassonografia).

Atenção: um seio bonito não indica que ele seja saudável. O câncer é uma doença silenciosa que só é detectada com exames frequentes. 

O Inca - Instituto Nacional de Câncer - NÃO não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.  Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, traz consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos. Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade.

Procure seu médico particular, do convênio ou visite um posto de saúde da rede Sus. Apesar de alguns fatores de risco, a prevenção deve ser feita desde jovem, converse com seu médico e ele irá lhe orientar o melhor cronograma de realização de exames mais adequados ao seu perfil. Homens também podem ter câncer de mama.

Abrace e espalhe essa ideia!

O importante é focar neste assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.


fonte: com informações do Inca e site Outubro Rosa

Os comentários estão fechados para todos os posts deste blog.

Publicidade

Época Cosméticos_Beauty OFF

Publicidade

Últimas publicações

Publicidade

Leia também

Minhas contribuições em outras publicações

Tecnologia do Blogger.

Facebook

Meu Spotify (Vida de DJ)

Publicidade

Publicidade

Estatísticas

DMCA.com Protection Status

I heart FeedBurner